Galeria

Olival Freire Jr e Paul Forman, duas das maiores influências em minha formação enquanto historiador das ciências.

Washington D.C., 2019.

Trabalhando no artigo Coinventing the Maser in the Soviet Union com Alexei Kojevnikov, outra grande referência em minha formação.

Pão de Açúcar, Rio de Janeiro, 2017.

Foto em frente ao memorial do Hotel Atlanta em homenagem a Kurt Gödel (filósofo, matemático e lógico austríaco), que viveu no hotel quando era estudante da Universidade de Viena. Essa foto foi tirada por Olival Freire Júnior. Outros prédios e locais públicos de Viena prestam tributo similar a compatriotas como a Lise Meitner, Ludwig Boltzmann e Erwin Schrödinger. Saímos de lá nos perguntando quando no Brasil vamos valorizar cientistas como Cesar Lattes e Johanna Döbereiner de maneira semelhante.

Viena, outubro de 2019

Durante uma viagem para trabalhar nos arquivos da do Centro de História das Ciências da Academia de Ciências da Suécia. O trabalho é parte de um projeto de pesquisa sobre o prêmio Nobel de física de 1964. O prédio ao fundo é a Biblioteca Real.

Stockholm, setembro de 2019

Donostia/San Sebastián, October 2018

Fila traseira: Isabelle Priscila, Katemari Rosa, Gustavo Rocha, and Angevaldo Maia Filho. Na frente: Thiago Hartz, Gregory Good, Ricardo Karam, and Climério Silva Neto. Foto de Jenifer Barton. Fonte: AIP History Newsletter 50(2), p.19..

Brasileiros com Greg Good na Fourth AIP Early-Career Conference for Historians of Physics. Greg é um grande apoiador da jovem comunidade brasileira de historiadores da física. Sua atuação na gestão do Centro de História da Física do AIP tem sido fortemente voltada para a promoção de diversidade na história da física.

Um dos momentos chaves da conferência foi a visita à cidade de Bergara para a inauguração da placa que consagra um prédio local como um local histórico da European Physical Society (EPS).

Placa da EPS:

"Here in Bergara, in 1783, the Elhuyar Brothers, Juan Jose and Fausto, succeeded in the isolation of Wolfram [Tungsten]. Thanks to its hardness and high melting point, the discovery of this new metallic element contributed to the advancement of modern science and technology"


Com Thiago Hartz durante a visita a Bergara.
Com Angevaldo Maia em San Sebastian.

Mesa redonda sobre os 100 anos da Revolução Russa organizada pela Fundação Maurício Grabois. Em destaque está o livro dedicado à uma reflexão sobre diversos aspectos da experiência soviética na ocasião de seu centenário.

São Paulo, outubro de 2017.

Monumento em homenagem a Alexander Prokhorov, físico russo que dividiu o prêmio Nobel de física em 1964 com Charles Townes e Nikolai Basov por trabalhos que levaram à invenção do laser. Os trabalhos de Prokhorov e Basov foram o tema de minha tese de doutorado.

Moscow, 2017 .

Florianópolis, outubro de 2016

Em pé: eu, Gleice Kelly Almeida e Fernanda Rebelo (in memoriam) Agachadas: Leticia Pereira e Camila Barbosa.

Gleice Kelly e Camila eram minhas estudantes de Iniciação Científica e apresentaram um trabalho sobre as pesquisas de Johanna Döbereiner com fixação biológica de nitrogênio. Fernanda, uma professora muito querida do PPGEFHC, nos deixou de forma prematura, mas seu legado na história das ciências e na formação de bons estudantes ficará.

Cerimônia de entrega do prêmio de melhor tese da SBHC, biênio 2015-2016. Com Olival Freire Júnior.

Turma do Lacic e agregados no Lançamento do livro The Quantum Dissidents de Olival Freire Jr. Salvador 2015.

Defesa de doutorado, Salvador, 15 de outubro de 2015.

Banca: Indianara Silva, Bruno Boto, André Mattedi, eu, Alexei Kojevnikov, Olival Freire Jr.

Família e amigos: Max Silva (irmão), Eu, Marisa Silva (mãe), Armênia e Valmir Pedreira, que me adotaram como parte da família deles e me acompanharam durante quase toda a graduação. Essa pequena com esse sorriso lindo no rosto é minha filha mais velha, Vitória Chusovitina.

Parte da turma do Lacic: Leila Joaquim (irmã), Indianara Silva, eu, Letícia Pereira, Vitória Chusovitina, Elder Teixeira, Wilson Bispo, Breno Brito e Olival Freire Jr.

Participantes da conferência. American Institute of Physics, College Park, 1° de abril de 2014

Visita ao Memorial de Albert Einstein, Washington, DC.

Fileira de trás: Alexandre Bagdonas, Virgile Besson, Thiago Hartz, Indianara SilvaFileira da frente: Flávia, Olival Freire Jr. Climério Silva, Leila Joaquim.

Em visita à Niels Bohr Library and Archives do AIP

Minha primeira conferência internacional. Essa viagem teve uma importância singular em minha formação. Nela conheci pesquisadores seniors, como Paul Forman, Alexei Kojevnikov e Richard Staley, e jovens, como Joseph Martin e Christian Joas, que até hoje tenho como referências. American Institute of Physics, College Park, Julho de 2011