Ensino

Nesta página disponibilizo informações sobre as disciplinas que lecionei desde 2015 quando comecei minha carreira docente na Universidade Federal do Oeste da Bahia. Trabalhando em um campo de ciências agrárias, além de ministrar disciplinas de minha área de formação, tive que ampliar meus horizontes para ministrar disciplinas como Física aplicada à agricultura, metodologia da pesquisa e Sociologia Rual.

Há algum tempo tenho buscado atualizar minha didática e incluir em meus cursos metodologias ativas como a Aprendizagem Baseada em Equipes e a Aprendizagem Baseada em Projetos.


Disciplinas lecionadas na UFBA (2020 - Atual):

História, Ciência, Cultura e Sociedade

Disciplina optativa do semestre suplementar da UFBA, ministrada por Letícia dos Santos Pereira (IQ UFBA) e Climério Silva Neto em 2020.

Seu objetivo foi discutir tópicos da História das Ciências com foco nas relações entre ciência, cultura e sociedade em diferentes contextos, compreendidos entre o final do século XIX ao final do século XX. Embora seu foco seja na Química e Física, a disciplina abordou ainda Agronomia, Tecnologia e Ciências Ambientais.

Período: 2020.2

Ementa

Física Geral Teórica II

Disciplina teórica ofertada no Semestre Letivo Suplementar na modalidade à distância. A ementa aborda os conteúdos usuais do curso de física II da UFBA: Oscilações mecânicas. Ondas mecânicas. Ondas sonoras. Mecânica dos fluidos. Teoria cinética dos gases. Temperatura e calor. Leis da termodinâmica.

Semestres: 2020.2 - Atual

Física Geral Experimental II

Oscilações mecânicas, ondas mecânicas em uma dimensão, ondas sonoras, mecânica dos fluidos, teoria cinética dos gases, temperatura e calor e leis da termodinâmica. Atividades experimentais no laboratório dos assuntos abordados na teoria.

Semestres: 2021.1

Disciplinas lecionadas na UFOB (2015 - 2020):

Filosofia e História das Ciências - UFOB (2015- 2020)

Disciplina de 60 horas teóricas abordando os seguintes temas:

  • Teoria do conhecimento: aspectos históricos e conceituais.

  • Relação sujeito-objeto na produção do conhecimento filosófico e cientifico.

  • Realidade, concepções de mundo e de ciência.

  • Atitude filosófica e metodologia cientifica.

  • Contexto de descoberta e contexto de justificação.

O objetivo do curso é fazer com que os estudantes atinem para as muitas possibilidades de:

I - Interpretar o conceito de Ciência, mostrando, em primeiro lugar, a sua gênese histórica e as muitas possibilidades de se pensar o próprio conhecimento científico tomando por base seus aspectos teóricos metodológicos e uma série de debates referentes ao tema;

II - Tomar consciência da tradição filosófica que discutiu e discute tal questão além dos debates mais gerais.

Para mais detalhes ver a ementa e programa.


A disciplina era quase toda ministrada no formato de metodologias ativas, em particular da Aprendizagem Baseada em Equipes.

Física Aplicada à Agricultura

Disciplina de 120 horas abordando uma seleção de conteúdos de física com uma abordagem voltada para a agronomia, conforme a ementa abaixo.

Ementa

Revisão de grandezas físicas e unidades. Cinemática e dinâmica da partícula e de corpos rígidos. Termodinâmica. Mecânica dos Fluídos. Hidrostática. Hidrodinâmica. Física da água no solo. Leis da radiação e condução. Lei dos gases. Eletromagnetismo e circuitos de corrente contínua e alternada. Campo elétrico e magnético. Indução eletromagnética.

Objetivos:

  • Discutir os conceitos físicos mais relevantes para o curso de agronomia.

  • Mostrar como a física pode ajudar na compreensão dos fenômenos naturais relevantes para o ambiente agrícola.

  • Fornecer bases para que os estudantes possam se aprofundar em estudos de fenômenos físicos no ambiente agrícola.

Metodologia de Pesquisa

Ementa

Fundamentos da Metodologia Científica. A Comunicação Científica. Métodos e técnicas de pesquisa. A comunicação entre orientados/orientadores. Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. O pré-projeto de pesquisa. O Projeto de Pesquisa. O Experimento. A organização de texto científico (Normas ABNT).


A disciplina segue a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Os estudantes executam projetos do começo ao fim sob orientação de professores do Centro Multidisciplinar de Barra passando por todas as etapas de pesquisas científicas desde a revisão de literatura e elaboração de um projeto de pesquisa até a apresentação de uma monografia final. Tal metodologia promove a autonomia e uma série de habilidades que ajudarão os estudantes a enfrentar os desafios do século XXI.